terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Horário de Verão no Brasil


Moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza! Grande parte to território nacional encontra-se próxima da linha do equador, o que nos garante uma incidência solar praticamente uniforme durante todo o ano. Sendo assim pergunto: POR QUE É QUE ADOTAMOS A PORCARIA DESTE HORÁRIO?
Sei que muita gente gosta do horário de verão, mas duvido, muuuitooo, que seja um trabalhador, como eu, que levanta diariamente as 5:30 am e larga do trabalho às 17:00, ou seja: às 04:30 (tudo bem, o corpo pode até se acostumar a levantar mais cedo) e sai as 16:00! A saída! Que dor! Quero ver alguém que pega trem cheio diariamente, contente ao sair do trabalho com o sol, escaldante ainda, e pegar um trem lotado (nem preciso descrever a visão do inferno que é né?).
Economia de energia, fala sério! E o desperdiço de energia que milhares de trabalhadores desafortunados que moram longe, muito longe da praia têm que desprender diariamente por causa deste horário de verão? Nem venham me dizer que o comércio lucra mais neste período, pois é óbvio: verão, final de ano e carnaval.
Precisamos sim de idéias para economizar energia de verdade e não para beneficiar mais uma minoria.

Um comentário: